Levantamento inédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 83% dos brasileiros não vão fazer gastos adicionais durante a Copa do Mundo de 2014. Já os que mudarão os hábitos de consumo somam 13%. As informações estão na pesquisa “Copa X Hábitos de Consumo”, elaborada pelo Instituto Ipsos para a ACSP entre os dias 21 de março e 3 de abril em todo o Brasil.
Estudo elaborado pela Associação Comercial de São Paulo revelou que 83% dos consumidores não mudam seus hábitos de consumo durante a Copa do Mundo. Apenas 13% revelaram que terão gasto adicional. A pesquisa foi intitulada ‘Copa X Hábitos de Consumo’.
Dos entrevistados que disseram que mudarão os hábitos de consumo (13% do total de pessoas ouvidas), 51% deverão comprar roupas ou adereços para a Copa. Já 28% vão consumir alimentos como salgadinhos e refrigerantes, 10% comprarão aparelhos eletrônicos como TVs e DVDs e 3% vão adquirir ingressos para assistir aos jogos.
Os demais produtos da lista são: fogos de artifício (3%), itens de iluminação (2%) e tinta para pintar a rua (1%). Também foi colocada a opção de assistir aos jogos em bares, opção escolhida por 1% das pessoas ouvidas. Cada entrevistado pode ter apontado mais de um produto.
Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o resultado reflete a cautela do consumidor num ano atípico – com Carnaval tardio e eleições, além da própria Copa. “Isso tudo gera incerteza. As pessoas aguardam, têm mais cautela, não vão fazer compras extras pois já estão com o orçamento comprometido, sem espaço para mais gastos. O crédito também está mais apertado”, afirmou Amato.
Ele lembra que esse cenário acompanha a queda de oito pontos na confiança do consumidor em março, conforme o mais recente Índice Nacional de Confiança (INC), também elaborado pelo Instituto Ipsos para a Associação Comercial de São Paulo.