Teve início nesta segunda-feira, 5, na região do bairro do Aquário, o mutirão de limpeza denominado 'Mãos à Obra' da Prefeitura. Até sexta-feira, 9, as equipes permanecem neste setor, do qual fazem parte, além do Aquário, o Jardim Alba, o Jardim Alves Nogueira e o Jardim Emília.
Durante o mutirão é feito o recolhimento de entulhos, tais como podas, mato, móveis e outros utensílios descartados, restos de obra (que devem ser dispensados em pequena quantidade), entre outros. A orientação é para que os moradores se programem conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura. Lembrando que os trabalhos começam em uma nova região sempre às segundas-feiras, de forma que os entulhos devem ser descartados no domingo anterior para não causar transtornos à vizinhança.
Na próxima quarta-feira, 7, dentro dos trabalhos da Operação Mãos à Obra, professores de Esportes Radicais da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, utilizando caiaques, farão a limpeza da lagoa da Praça do Aquário, retirando do local sujeiras que estiveram na superfície, como embalagens plásticas, latas e outros tipos de poluentes.
Também durante os trabalhos, são feitas a pintura de guias, limpeza do mato das calçadas e das sarjetas e a roçagem dos terrenos da Prefeitura. Nos locais em que for necessário, será feita a operação tapa-buracos pelas vias. No caso de terrenos particulares que eventualmente estiverem com mato alto, a Prefeitura fará a notificação e, se a solicitação não for atendida, a Administração Municipal fará a limpeza e emitirá a cobrança, conforme previsto em legislação.
Além do pessoal e equipamentos da Secretaria de Serviços Municipais, a operação conta com suporte também de servidores da Sanebavi, verificando eventuais vazamentos e outros reparos que são de responsabilidade da autarquia.
Uma equipe da Secretaria de Saúde acompanha a Operação Mãos à Obra, levando ações de conscientização a respeito das formas de se prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por diversas doenças, entre elas, a dengue.
Em paralelo, a Secretaria de Educação faz uma ação com os alunos da Rede Municipal sobre a operação, para que eles possam levar as informações para seus pais, como multiplicadores, e também a conscientização sobre práticas corretas tendo em vista a preservação e o cuidado com o meio ambiente.
Lixo eletrônico
Durante o período de vigência da Operação Mãos à Obra, que vai até 12 de setembro, as escolas municipais servirão como ponto de coleta de lixo eletrônico, tais como computadores que não funcionam mais, entre outros, numa ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação. O material recolhido será coletado e terá uma destinação ambientalmente adequada.