Nova concessionária assume Rodovias na região

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A concessionária Rota das Bandeiras assumiu, quinta-feira, 2, o chamado Corredor D. Pedro I, que administrará rodovias na região. Uma das obras previstas é a ligação da Rodovia dos Bandeirantes com a SP-324, a Vinhedo/Viracopos. Esta obra está prevista no prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira. A primeira etapa desta prolongamento é a ligação entre a Rodovia Anhanguera com a dos Bandeirantes.


Segundo informações da Agência Anhanguera de Notícias, a concessionária Rota das Bandeiras – empresa da organização Odebrecht – deverá investir R$ 2,1 bilhões em obras ao longo dos 296 quilômetros que cortam 17 cidades da região.


O contrato de concessão foi celebrado na Secretaria de Estado dos Transportes, quinta-feira. A empresa prevê um investimento de R$ 2,1 bilhões em 30 anos em obras de ampliação, duplicação, prolongamento, recuperação, sinalização, monitoramento e serviços. Neste primeiro momento, a concessionária iniciará o Programa Intensivo Inicial – PII – de recuperação emergencial, de acordo com o previsto em contrato de concessão fiscalizado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp. O programa inclui operação tapa-buracos, limpeza e poda de vegetação, reparos de dispositivos de proteção como defensas metálicas e guarda-corpos de pontes e viadutos, desobstrução dos sistemas de drenagem, melhoria da sinalização e recuperação de placas.


Sidney dos Passos Ramos, diretor da concessionária, disse que a maior parte dos investimentos ocorrerá nos municípios de Campinas e Atibaia. “Só Campinas vai totalizar R$ 210 milhões apenas nos seis primeiros anos de concessão e diversas intervenções viárias estão programadas no trecho que corta a cidade”, afirmou o diretor.


A malha viária concedida pelo Estado à Rota das Bandeiras engloba 296 quilômetros de extensão em 17 municípios, incluindo sete da Região Metropolitana de Campinas (RMC) — Campinas, Paulínia, Itatiba, Valinhos, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho. O corredor é formado pela D. Pedro I (SP-65) e trechos das rodovias General Milton Tavares de Souza (SP-332), José Roberto Magalhães Teixeira (SP-83), Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063).


Ramos destacou que, no primeiro ano de concessão, serão iniciadas as obras do Trevo dos Amarais, do Trevo Leroy Merlin e do Trevo de Sousas — todas no trecho de Campinas da D. Pedro I, conforme noticiou a Agência Anhanguera. Em 2010, além da duplicação da SP-360, que liga Itatiba a Jundiaí, serão construídos em Campinas o Trevo do Carrefour D. Pedro, a melhoria do acesso ao distrito de Barão Geraldo e o Trevo Campinas-Valinhos.


Pedágios


A Rodovia D. Pedro I tem atualmente duas praças de pedágio e vai passar a ter três pontos de cobrança. A praça de Itatiba será mantida e a de Nazaré Paulista desativada. Em contrapartida, outras duas serão criadas: uma em Igaratá e outra em Atibaia. Haverá uma praça em Paulínia, no limite com Cosmópolis e outra em Engenheiro Coelho, ambas na Rodovia General Milton Tavares de Souza (SP-332).


Na SP-360 haverá um ponto de cobrança em Jundiaí e na SP-63, um em Louveira. Esta rodovia liga Louveira a Itatiba.

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