Após uma bem-sucedida temporada de crítica e público em São Paulo, o Circo Roda Brasil – parceria entre os grupos Parlapatões e Pia Fraus – dá início a itinerância de seu novo espetáculo, “Oceano”, na cidade de Jundiaí. A estréia acontece em 5 de setembro e a temporada estende-se até o dia 21 do mesmo mês, com sessões às sextas (20h30), sábados (16h e 20h) e domingos (19h). A lona está armada na Avenida Antônio Frederico Ozanan, s/nº.
O projeto é apresentado pela CCR – por meio de sua política cultural Cultura Nas Estradas -, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Anglo American. Após temporada em Jundiaí, espetáculo segue para as cidades de Osasco e Cubatão.
Após o sucesso de “Stapafúrdyo” – primeiro espetáculo da companhia, assistido por mais de 120 mil pessoas, em 15 cidades – “Oceano” pretende dar seqüência à abordagem diferenciada proposta pelo Circo Roda Brasil e que já exerce influência na prática da arte circense no país. Esta mudança de “olhar” consiste num formato contemporâneo, de linguagem visual diferenciada e pautado pela radicalidade. Além de diversas modalidades aéreas e de solo, “Oceano” reúne também elementos marcantes de seus criadores, como a comicidade e o teatro de bonecos, para reproduzir as sensações de leveza e flutuação do universo submarino.
O elenco – parte oriundo de “Stapafúrdyo” e parte escolhido a partir de audições – é composto pelos seguintes artistas circenses: Raul Barretto, Rodrigo Mangal, Eduardo Lamberti, Yuliya Suslova, Felipe Oliveira, Paulo Maeda, Wallace Kyoskys, Raul Domingos, Carlinhos Franca, Fausto Tenório, Giulia Tateishi, Jassy Prischi, Verônica Piccini, Raul Veiga, Celo Corvinho e Daciel de Jesus.
Sob a lona, o espectador realiza um verdadeiro mergulho radical nas situações e imagens que a vida no oceano pode inspirar. À serviço da narrativa, acrobacias, esquetes cômicas, malabares, trapézios e pernas-de-pau se mesclam a recursos de ilusão, efeitos especiais, projeções, iluminação e bonecos infláveis. Além disso, a patinação radical realizada em halfs denota uma linguagem acrobática, que reforça o estilo inovador do espetáculo.
Sinopse
“Oceano” narra as aventuras de um menino que, na tentativa de recuperar um brinquedo, é engolido pelo ralo de sua banheira e descobre um universo novo no fundo do mar. É a partir dessa história simples e que brinca com a fantasia popular, que o espetáculo se desenvolve.
Com base em sua experiência teatral, o Circo Roda Brasil busca a unidade de criação e uma qualidade artística diferenciada. “O circo deve continuar a transmitir a idéia de festa comum, na qual todo mundo se diverte. Porém, buscamos dar um passo maior na experiência com a linguagem, no sentido de usarmos os recursos teatrais integrados à arte circense”, afirma Possolo.
Circo Roda Brasil – “Oceano” – Temporada em Jundiaí
Serviço
Local: Avenida Antônio Frederico Ozanan, s/nº.
Telefone: (11) 7837-9517 / 8710-5011
Temporada: de 5 a 21 de setembro
Sessões: Sexta (20h30), Sábado (16h e 20h), Domingo (16h e 19h)
Ingressos: Sexta, R$ 20; Sábado e Domingo, R$ 30 (com meia-entrada)
Capacidade: 700 pessoas
Duração: 100 minutos (com intervalo)
Classificação etária: Livre
Acesso facilitado para portadores de deficiência física. Crianças até 3 anos não pagam.