O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve ter as obras concluídas em fevereiro, mês em que as empresas poderão iniciar a transferência das suas operações. As informações são da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV).
A transferência deverá ocorrer em dois meses, segundo o diretor comercial da ABV, Aluizio Margarido, até o final de março todas as empresas já estarão no novo terminal.
Grande parte da área comercial, onde estarão as lojas, bares e restaurantes está pronta, faltando apenas à colocação de mercadorias pelos comerciantes.
No entanto, o diretor ressaltou que a crise econômica que o país enfrenta já afeta embarques e desembarques de passageiros no aeroporto. E isso poderá afetar o ritmo da sua expansão, da qual o crescimento físico depende, por contrato de concessão, do aumento no volume de passageiros.
Mesmo a construção da segunda pista poderá ser postergada se o ritmo de movimento de aeronaves se mantiver em queda, como ocorreu em 2015. Pelo contrato, a nova pista tem que ser construída quando a demanda do sistema de pistas atingir 178 mil movimentos anuais (em 2015 foram 127.395, o que equivale a 3,1% menor que em 2014).
Independente disso, disse Margarido, a segunda pista está em fase de licenciamento, e obras realizadas na atual pista ampliaram sua capacidade de 26 voos diários para 31 voos diários, permitindo atender um crescimento de voos. Segundo ele, a capacidade atendida irá depender muito do mercado.
A Aeroportos Brasil Viracopos prevê um aporte de aproximadamente R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão divididos em cinco ciclos de investimentos.