A inauguração do novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos deve aumentar a receita do aeroporto em 15%. As estimativas são da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
Segundo o presidente da ABV, Luiz Alberto Küster, o crescimento virá das tarifas aeroportuárias, com o aumento no volume de passageiros e de cargas e da exploração comercial do aeroporto.
Viracopos fechou 2013 com um faturamento de R$ 430 milhões.
O novo terminal começará a operar com três lojas francas (sem impostos) e entre os 68 pontos comerciais, com redes fast-food, como McDonalds, Bob´s, Pizza Hut, Spoleto, Subway, Romana, Premiatto. Haverá lojas de roupas, perfumarias, livrarias, cafés, restaurantes.
O transporte de carga é a maior receita de Viracopos e por isso a concessionária não está perdendo de vista investimentos nesse setor.
Atualmente, Viracopos movimenta 698 toneladas de cargas diárias e há 23 companhias cargueiras operando regularmente para atender 175 países em exportação e 148 em importação.
Para atender esse movimento, há 11 posições de pátio de aeronaves. O aeroporto também possui o maior complexo frigorífico da América Latina.
O plano de investimentos vai elevar, no final da concessão, a ampliação de cargas transportadas para mais de um milhão de tonelada.