Mais de 40% dos pacientes que marcaram consultas no serviço municipal entre dezembro e janeiro faltaram. A Secretaria de Saúde reforça o aviso de que, caso os vinhedenses não possam comparecer ao agendamento, que desmarquem para dar espaço a outros que precisam. O motivo é que o alto índice de ausências afeta o tempo de espera para outros pacientes.
A Secretaria de Saúde estima ainda que o número continuará grande em fevereiro, em decorrências das férias escolares em algumas unidades de ensino e festa de Carnaval.
“No passado, o número de faltas já chegou a comprometer 50% do atendimento diário, conseguimos diminuir este número, mas o nosso trabalho precisa continuar. Com menos faltas da população nos serviços agendados é possível agilizar o atendimento e, consequentemente, melhorar o aproveitamento da agenda dos profissionais de saúde. Quem desmarca o atendimento com antecedência pode dar a oportunidade para outra pessoa ocupar a vaga, evitando que o horário marcado seja definitivamente perdido”, explicou o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi.
Ainda de acordo com o secretário, Vinhedo conta hoje com uma estrutura eficiente na Rede Municipal de Saúde, com condições de atender a toda população. “Porém, o alto índice de ausências afeta o tempo de espera para outros pacientes e temos que corrigir isso para que a Saúde de Vinhedo seja cada vez mais eficiente”, disse Bernegossi.
De acordo com os dados do segundo quadrimestre de 2015, mais de 95 mil consultas médicas foram executadas na Rede Municipal de Saúde, sendo quase 27 mil nas clínicas básicas, 22 mil consultas de especialidades médicas e 46 mil atendimentos de urgência e emergência. Atendimento odontológico, de fisioterapia e de enfermagem não estão computados nestes números.