O presidente da 166ª Subseção da OAB Vinhedo, Valmir Ventura, está percorrendo as câmaras municipais de Vinhedo e Louveira para angariar apoio ao funcionamento da Vara do Posto Avançado de Vinhedo. Segundo o órgão, o local está em vias de ser fechado, o que acarretaria em prejuízos aos advogados vinhedenses.
A Vara Trabalhista de Vinhedo está vinculada à Comarca de Jundiaí, mas a competência se estende a Vinhedo e Louveira. O motivo do fechamento, segundo Almir, seria falta de verba. “80% dos custos do local são pagos por Vinhedo e Louveira. Ocorre que alguns funcionários recebem um complemento no salário e esse complemento é pago pelo TRT, que não quer mais arcar com esse valor”.
Conforme explicou o advogado, o fechamento daquele Posto Avançado acarretará em prejuízos aos advogadas que militam na esfera Trabalhista, bem como prejuízos à sociedade em geral, eis que o funcionamento daquela Unidade Judiciária permite, além de celeridade processual, pois diminui o número de processos em trâmite junto Comarca de Jundiaí, também em economia e mobilidade a todos os envolvidos nos processos que tramitam junto ao Posto Avançado de Vinhedo”, destacou.
O assunto será discutido na próxima sessão da Câmara, quando o presidente da OAB ocupará a tribuna de representantes para abordar o assunto.
Outro lado
O Jornal de Vinhedo enviou questionamento ao TRT da 15ª Região e recebeu como resposta na última quinta-feira, 6, de que “ainda não há nenhuma definição sobre o assunto”. Há um ano, o órgão respondeu ao jornal que o espaço ficaria temporariamente fechado para o público para dar conta do volume de processos, mas que seria reaberto.