A Secretaria de Obras dá andamento às obras de ampliação realizadas nos três pontilhões sob a linha férrea de Vinhedo. Após a conclusão, as passarelas terão sete metros de largura e serão divididas em duas vias para passar dois carros simultaneamente.
O pontilhão do bairro Vila Santana está com as obras mais adiantadas e já possui uma das passarelas asfaltada livre para passagem de carros, enquanto o outro lado permanece em obras e com estrada de terra. Já o do Jd. São Thomé está com obras menos desenvolvidas e continua interditado e com ruas de terra. Por último, o pontilhão do Jd. São Matheus também está com um dos lados asfaltado e com passagem livre de carros em uma passarela. Mas as obras são mais prematuras que as da Vila Santana, uma vez que a outra passarela, interditada, permanece com obras menos desenvolvidas.
Nas laterais dos pontilhões, serão construídas calçadas com 1,5 metros cada, proporcionando travessia segura aos pedestres. Para a realização da obras, foram instalados novos pilares e vigas na parte de cima para sustentar a passagem do trem.
Os três locais têm ligações consideradas importantes para o trânsito da cidade. Por conta das obras, um acesso alternativo à região dos Sete Bairros pode ser feito pelo Viaduto João Baptista Seraphim.