Ônibus Cultural permanece com inscrições abertas

propaganda do Google Artigo Top

Inscrições para o próximo Ônibus Cultural, a ser realizado no domingo, 25, continuam abertas até está terça-feira, 20, às 17h. Desta vez, a programação segue pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP), passando pela mais tradicional feirinha de antiguidades da cidade, que acontece no vão livre do próprio museu e, em seguida, pelo Parque Trianon, todos na Avenida Paulista.

Para se inscrever é necessário ir à Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Monteiro de Barros, 101. De acordo com a Assessoria de imprensa da Prefeitura, as vagas são limitadas e cada pessoa pode fazer a própria inscrição e de mais uma pessoa, mediante apresentação de RG e comprovante de residência.

O passeio parte da Rua Oswaldo Cruz, em frente à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, às 8h30 e o retorno é previsto para as 16h30.

Masp

No Masp, o grupo terá entrada gratuita a partir das 13h. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Está localizado na Avenida Paulista em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Famoso pelo vão livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, onde é realizada a feirinha de antiguidades, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.

Feira de antiguidades

Já a feirinha é um verdadeiro paraíso para colecionadores e amantes das artes, que encanta o visitante com a variedade de artigos expostos. É a única feira da cidade ligada oficialmente à Associação de Antiguidades do estado de São Paulo.

Parque Trianon

Por fim, o Parque Trianon, que está intimamente ligado à abertura da Avenida Paulista. Para projetá-lo, foi convidado o francês Paul Villon, criador dos jardins do Palácio do Catete, que o elaborou em estilo inglês, com requintes românticos, preservando as espécies nativas ao lado de outras exóticas. Logo no ano seguinte à sua inauguração, o Parque foi remodelado pelo inglês Barry Parker. Durante a administração do Barão de Duprat (1911-1914) foi construído, no local onde hoje localiza-se o Museu de Arte de São Paulo, um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. 

Propaganda do Google Artigo Baixo