A encenação da Paixão de Cristo em Valinhos completa 50 anos em 2025. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela organização do espetáculo, a Prefeitura de Valinhos começou a organizar oficialmente a encenação em 1975 – antes disso, a comunidade católica da cidade já organizava apresentações de porte menor.
Para celebrar essa marca histórica, a peça será apresentada nos próximos dias 17 e 18 de abril, quinta e sexta-feira Santa, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, localizado na Rua Dom João VI, s/nº, Jardim Planalto. Na sexta-feira santa, dia 18, serão duas sessões (confira a programação abaixo). “Estamos muito felizes em entregar à Valinhos este evento tão bonito, especialmente considerando os desafios enfrentados neste início de gestão. Em tempo recorde, conseguimos realinhar a dotação orçamentária e reunir os recursos necessários para realizar a Paixão de Cristo com o profissionalismo e a qualidade que o projeto exige. Optamos por um formato mais audacioso, ao ar livre, e mesmo assim conseguimos reduzir significativamente os custos em relação aos anos anteriores, sem abrir mão da emoção e da beleza que esse espetáculo merece”, destaca o Secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, Fabrício Bizarri.
O roteiro e a direção do espetáculo de 2025 ficam a cargo de Tite Stopiglia, grande nome da cultura valinhense que desempenhou por catorze anos a função de secretário municipal. São cerca de 150 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes e equipe técnica de apoio, que vão encenar momentos marcantes da vida de Jesus, culminando com a morte e a ressurreição – eventos centrais da festa da Páscoa. “Estou honrado de poder orientar esse espetáculo que vem emocionando a comunidade de Valinhos e os visitantes há tantos anos. Uma emoção que se renova de modo especial nesse Jubileu de Ouro da encenação”, destaca Tite.
Programação
Quinta-Feira Santa (18):
19h – Abertura do parque
20h30 – Início do espetáculo
Sexta-Feira Santa (19):
18h – Abertura do parque
19h – Início do espetáculo (1ª sessão)
21h30 – Início do espetáculo (2ª sessão)
A entrada para o espetáculo será pelo portão 3 do Parque Municipal e pelo estacionamento do Ginásio Municipal.
Retirada de ingressos solidária
Os ingressos serão distribuídos entre segunda (14) e quarta-feira (16) no Centro Cultural Vicente Musselli, apenas na unidade da Av. Joaquim Alves Corrêa, 4033, das 8h às 18h. A retirada será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou um agasalho, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. “Vamos entregar um espetáculo que vai despertar emoções e promover a necessária reflexão que esses dias nos pedem”, concluiu Tite.