Durante encontro com o cineasta Marcelo Galvão, na tarde desta segunda-feira, 27, o auditório do Ceprovi ficou lotado. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, mais de 130 pessoas prestigiaram a palestra do diretor e roteirista do filme “Colegas”, estrelado por três atores com Síndrome de Down. Além de Galvão, os atores Ariel Goldenberg e Rita Pokk e a diretora de comunicação da produção Aleksandra Zakartchouck também estiveram presentes.
Antes do início da palestra, os convidados foram homenageados com apresentação teatral e dança folclórica protagonizada por atendidos da Associação de Pais Banespianos de Excepecionais – Apabex, peça teatral de atendidos pelo Ceivi e dança protagonizada por pacientes do Larcab. As três entidades municipais ofertam atendimento, apoio familiar e assistência direta e especializada a pessoas com necessidades especiais.
Em seguida, Marcelo Galvão recebeu moção de congratulação do legislativo vinhedense e compartilhou como foi feito o desenvolvimento de todo o filme, desde sua concepção – há mais de sete anos – passando pela escolha dos atores, filmagem, edição e lançamento.
Galvão ainda disse aos presentes o quanto um familiar seu, que tinha a Síndrome, o inspirou a contar a história com a visão mostrada no filme. “Escrevi esse longametragem de coração e não para falar da deficiência em si, mas para mostrar a busca de um sonho sob o astral das pessoas com Síndrome de Down. Ao conhecer os atores fui apresentado, ainda, a outro universo evoluído e inclusivo”, disse.