Na manhã desta terça-feira, 21, membros da equipe técnica da Sanebavi estiveram em visita à empresa de Saneamento B&F Dias e na unidade ETA II, em busca de alternativas para solucionar a demanda de abastecimento da região da Capela e Santa Cândida.
Com foco na adequação do sistema, que hoje está deficitário, a autarquia foi conhecer de perto a tecnologia de ultrafiltração, método avançado com utilização de membranas que possibilitam maior rapidez e produção de água tratada.
Atualmente, o Sistema ETA II – Santa Cândida conta com cerca de 197 m³/hora, sendo 175m³/hora de produção na Estação de Tratamento e outros 22m³/ hora provenientes de poço profundo. Para atender satisfatoriamente a demanda dos mais de 21 mil moradores, especialmente em horário de pico de consumo, são necessários aproximadamente 300 m³/hora. “Se conseguirmos ampliar a disponibilidade de água em mais 100m³/hora, chegamos a uma equação eficiente para o abastecimento. Dessa forma, tanto bairros mais altos como os imóveis localizados em pontos mais distantes conseguirão receber água de forma ininterrupta”, explica Gabriel Carvalho, diretor de Estação de Tratamento de Água da Sanebavi.
A visita a empresa de saneamento B&F Dias, sediada em Vinhedo, é a primeira realizada pela equipe técnica da autarquia, que estará em outras empresas do segmento para conhecer o que há de mais eficaz em sistemas de abastecimento.