Os trabalhadores que dependem do transporte público em Vinhedo e Valinhos sofreram na manhã desta quarta-feira, 7. Motoristas da empresa Rápido Luxo Campinas cruzaram os braços e não saíram das garagens.
A paralisação ocorreu das 4h30 até as 6h30, tempo suficiente para afetar a rotina de milhares de usuários de coletivos. O fluxo de ônibus em Vinhedo voltou ao normal somente depois das 7h da manhã.
De acordo com motoristas ouvidos pela reportagem do Jornal de Vinhedo, a paralisação ocorreu afim de pressionar a empresa para o pagamento do vale alimentação, que segundo eles está atrasado desde o dia 1º de outubro. A promessa era de que o vale seria pago nesta terça-feira, 6, o que também não ocorreu.
Ainda segundo os motoristas, caso o benefício não seja depositado nesta quarta-feira, 7, pode haver nova paralisação na quinta. Eles também afirmam que o pagamento dos salários está atrasado.
Em Campinas, na empresa VB transportes, do mesmo grupo da Rápido Luxo Campinas, também houve paralisação nesta manhã. A medida afetou o transporte municipal da linha verde na cidade.
A Rápido Luxo Campinas é responsável pelo transporte municipal de Vinhedo, Valinhos e também das linhas intermunicipais (EMTU) que cruzam as duas cidades e seguem até Campinas. O Jornal de Vinhedo tentou contato com a empresa, mas até o momento não foi possível.