Uma onça suçuarana encontrada às 7h30 pelo pedreiro Edson Correia em uma construção no Jd. Panorama, especificamente na Av. Flamengo, divisa com a Vila João XXIII, interrompeu o trânsito no local e mobilizou populares durante a manhã desta segunda-feira.
A onça foi imobilizada e levada para Jundiaí para ser solta em uma reserva pela Polícia Rural. Em seu pescoço foi colocado um colar com GPS para que a suçuarana seja rastreada. O colar foi colocado por um biólogo da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
Edson Correia chegou na obra às 7h30. Ao buscar a pá embaixo de uma escada viu o felino. Ele disse ter olhado direito e constatou que não era um cachorro. Diante do animal, o pedreiro chamou o Corpo de Bombeiros. Segundo populares, na noite deste domingo, a onça havia sido vista nas redondezas. Guarda municipal e Corpo de Bombeiros foram acionados, porém, nada encontraram.
Uma veterinária da organização não-governamental Mata Ciliar, de Jundiaí, que esteve no local, disse que a onça tem no máximo um ano de idade e é capaz de andar até 50 quilômetros por noite. A suçuarana está magra, porém, bem de saúde. De acordo com a veterinária, este tipo de animal é comum nas matas da região e por falta de habitat acaba saindo para as cidades.
Várias pessoas acompanharam o resgate do animal e o local precisou ser isolado. Crianças que saíam das escolas da Vila João XXIII também corriam para olhar o que estava ocorrendo. O fato durou das 7h30 às 13h30, quando a sussuarana foi levada para Jundiaí.
Cerca de 150 pessoas se aglomeraram em frente à obra na tentativa de ver a onça suçuarana.