Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Educação do Estado aponta que sete em cada 10 pais auxiliam seus filhos com o dever de casa. Além disso, também foi constatado que quanto mais novo o aluno, maior a participação dos pais. Enquanto 17% dos alunos do 7º ano disseram que os responsáveis nunca ajudam no dever escolar, entre os estudantes do Ensino médio a parcela que não conta com o apoio sobe para 45,7%, quase três vezes superior.
Já entre os estudantes com menos de 12 anos (3º e 5º anos), apenas 5% ficam sem assistência da família na hora da lição e, para essa faixa etária, a mãe foi apontada como a mais participativa nas tarefas (61%). O levantamento mostra ainda que um em cada três estudantes conta com o apoio dos pais na hora do dever (33,9%). Esta questão foi de múltipla escolha – mais de um parente poderia ser apontado – e a parcela de alunos que indicou os irmãos como ajudantes somou 26,8%.
O levantamento foi feito referente à rede estadual de ensino. A pesquisa avaliou uma amostragem com 1 milhão de estudantes, representando 4,3 milhões de alunos da rede. O objetivo foi detectar o acompanhamento dos responsáveis na lição de casa. Para o mapeamento, a Educação utilizou os dados dos questionários aplicados ano passado durante o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), respondidos por 251.892 estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e 847.477 alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio.