Quase 70% da população brasileira consome açúcar mais de uma vez por dia, 88% afirmam gostar do produto e apenas 26% das pessoas evitam ingeri-lo. Essas e outras conclusões sobre os hábitos alimentares no Brasil foram divulgadas na pesquisa ‘O que pensa e como age o brasileiro em relação ao consumo de açúcar’, levantamento inédito e exclusivo realizado pelo Instituto Análise.
A pesquisa do Instituto Análise entrevistou 1 mil pessoas em 70 municípios de 22 estados, compilando dados que permitem identificar os hábitos de consumo de açúcar e a percepção dos brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais sobre benefícios e malefícios vinculados à sua ingestão. O cientista político Alberto Almeida, diretor do instituto, apresentou os resultados da pesquisa durante o evento.
Em relação à alimentação e saúde, por exemplo, 82% preferem alimentos normais aos que têm rótulos diet e light, 74% não realizam nenhum tipo de dieta alimentar, 42% entendem que a melhor maneira de manter a forma é a mudança de hábitos e reeducação alimentar e 76% são contrários a qualquer intervenção governamental de restrição ao consumo do açúcar.