Cerca de 150 policiais civis na Região de Campinas decidiram voltar ao trabalho na manhã desta quarta-feira, 8. A greve da categoria foi suspensa até esta sexta-feira, 10. A categoria irá aguardar um posicionamento do Governo Estadual. A assembléia foi realizada na sede do Grêmio Recreativo Campinas, localizado no bairro Vila Industrial.
Num primeiro momento, os policiais haviam feito greve, em 13 de agosto, que durou apenas algumas horas. Os policiais de todo o Estado de São Paulo protestam por melhores salários e condições de trabalho. Dias depois, eles voltaram a paralisar as atividades como investigações e inquéritos, além da confecção de boletins de ocorrência de pequena complexidade. Registros de flagrante têm ocorrido normalmente.
O Sindicato da categoria pede ao Governo a reposição das perdas acumuladas nos últimos 5 anos, que de acordo com a instituição, chega a 60%. O Governo, por sua vez, oferece apenas 7,5% para 2009.
Outra reivindicação dos policiais civis é a melhoria das condições de trabalho, com investimentos em equipamentos e aumento do efetivo. Em Vinhedo, o apoio da Prefeitura é essencial para a Polícia Civil. O Poder Executivo fornece funcionários e equipamentos.