População ainda pode tomar vacina contra poliomielite, rubéola e sarampo

propaganda do Google Artigo Top


A Prefeitura prorrogou as campanhas de vacinação contra a paralisia infantil, rubéola e sarampo, pois, assim como grande parte das cidades do estado, não atingiu as metas de recomendação do Ministério da Saúde que preconiza a imunização de 95% de toda a população, levando em conta o público alvo das vacinas.


Embora a Prefeitura tenha estendido os prazos para as vacinações (22 de agosto contra a paralisia e 12 de setembro para rubéola e sarampo), a enfermeira Graça Araújo, coordenadora do setor imunobiológico da Secretaria da Saúde, afirma que é de extrema importância que a população compareça, o mais breve possível, aos postos de saúde para que se evitem surtos. “Ao vacinar as pessoas, coletivamente, além da imunização individual, obtemos um benefício a toda comunidade. Uma vez que vacinadas em conjunto, eliminarão o vírus atenuado no meio ambiente”, justificou.


No sábado, 9, dia nacional das vacinações, a secretaria da Saúde contabilizou o número de 2.480 crianças vacinadas contra a poliomielite, o que representa 59,63 % do total da população infantil de 0 a 5 anos, alvo da campanha.


Já contra a rubéola e sarampo a percentagem foi menor. Apenas 6.099 pessoas, ou seja, 29,99 % da população de homens e mulheres de 20 a 39 anos, compareceram aos postos para receber a dose da vacina dupla viral.


A secretaria da Saúde orienta que a população leve a carteira de vacinação para que seja atualizada, através da aplicação de outras vacinas necessárias que, eventualmente, não foram ministradas anteriormente.



Postos


As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde da Vila Planalto, Casa Verde, Policlínica, Nova Vinhedo, Três Irmãos e Vila João XXIII das 8h às 17h.


Propaganda do Google Artigo Baixo