Os vinhedenses que andam de carro ou outros automóveis vão notar a diferença no preço do combustível nesta semana. O reajuste da gasolina e do diesel para as distribuidoras foi anunciado pela Petrobras na noite de terça-feira, 30. O acréscimo, de acordo com o presidente do sindicato dos donos de postos de São Paulo (Sincopreto), José Alberto Gouveia, deve ser de, no mínimo, R$ 0,17 por litro.
“O revendedor vai ter que repassar [o aumento] porque não tem gordura. Até sexta, com certeza. Não vai ter como segurar. Para o dono do posto, o aumento do custo do combustível vai ser de R$ 0,17 [por litro]. Se o dono não quiser aumentar mais, no mínimo vai ter que repassar o custo”, afirmou Gouveia.
Nesta terça-feira, a petroleira anunciou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias a partir da 0h desta quarta. O aumento para a gasolina é de 6% e para o diesel, de 4%.
O aumento vem em um momento de crise, em que a estatal tem de lidar com uma dívida crescente, com a queda dos preços do petróleo e com denúncias de corrupção.
Embora os preços internacionais tenham caído dramaticamente, o enfraquecimento de 35% do real contra o dólar neste ano significa que os preços na bomba no Brasil permanecem baixos, segundo a agência Reuters.