Nesta segunda-feira, 20, o prefeito Jaime Cruz (PV) abriu uma sindicância na Prefeitura para apurar o incidente registrado na manhã do último domingo, 19, na Represa II, quando dois pedalinhos com pessoas dentro afundaram. A Prefeitura emitiu uma nota sobre o ocorrido nesta segunda-feira, 20.
De acordo com a nota ninguém ficou ferido no incidente. Em um dos pedalinhos estava uma senhora e um adolescente. Eles foram retirados da água com o auxilio de salva-vidas. As demais vítimas não foram identificadas.
Os dois pedalinhos ainda não foram retirados do interior da Represa II. De acordo com informações obtidas no local pela reportagem do Jornal de Vinhedo, os pedalinhos que afundaram eram dos modelos mais antigos disponíveis ao público. Os modelos mais novos têm formato de cisnes. Ainda segundo relatos de pessoas que trabalham na Represa II, o incidente passou despercebido pelos trabalhadores do local. No entando, relatos apontam que houve um alvoroço das pessoas que estavam no local.
Aos finais de semana, a Represa II recebe cerca de 2 mil pessoas.
Na manhã desta segunda, funcionários da Prefeitura retiraram alguns pedalinhos antigos que estavam no local. O prefeito Jaime Cruz determinou que seja feita uma vistoria emergencial em todos os pedalinhos existentes no local.
O serviço, realizado aos feriados e finais de semana, é gratuito e terceirizado. No caso, é obrigatório o uso de coletes salva-vidas por todas as pessoas.
Ainda de acordo com a nota enviada pela Prefeitura, nesta segunda, o prefeito Jaime Cruz visitou uma das vítimas.
Confira abaixo a nota de esclarecimento na integra:
“Nota de esclarecimento
A Prefeitura, com objetivo de sempre respeitar o ser humano e de tornar transparentes as ações de competência municipal, vem a público esclarecer o incidente ocorrido no último domingo, dia 19, na Represa II.
Dois pedalinhos apresentaram problemas técnicos (ainda a serem identificados) e as pessoas que utilizavam os brinquedos tiveram que ser retiradas da água, emergencialmente, pela equipe de salva vidas da empresa responsável pela sua operação. Ninguém ficou ferido, graças aos equipamentos de segurança utilizados, como colete salva-vidas.
Ao tornar conhecimento do incidente, na manhã desta segunda-feira, dia 20, o prefeito Jaime Cruz convocou uma reunião na Represa II juntamente com representantes da empresa contratada pela operacionalização dos pedalinhos; o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri (Tubarão) e o secretário de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella, responsável pela Defesa Civil de Vinhedo.
Na visita ao local o prefeito solicitou a abertura de processo administrativo para verificar as responsabilidades do incidente e ordenou a realização de uma vistoria emergencial, em todos os pedalinhos para que, através de laudo, seja comprovada a segurança dos equipamentos e dos brinquedos para uso público. O prazo para entrega do laudo, estipulado pelo prefeito, é até sexta-feira, dia 24, data para os 10 pedalinhos poderem funcionar, de forma segura, já no próximo final de semana.
Além disso, após identificar uma das famílias envolvidas no incidente, o prefeito Jaime Cruz fez questão de procura-la, em sua residência, para pedir desculpas em nome da Prefeitura e falar sobre as medidas que já estão sendo tomadas pela administração municipal.
O serviço de pedalinhos funciona aos finais de semana na Represa II, de forma gratuita à população. “