A Prefeitura de Vinhedo reforçou nesta sexta-feira, 11, que as informações que poderia haver rompimento da Represa I em Vinhedo são apenas boatos.
Na noite desta quinta-feira, 10, uma mensagem na rede social Facebook colocava a informações que poderia haver um rompimento da Represa I e assim a força da água inundaria a cidade de Valinhos.
A Prefeitura de Vinhedo informou que a Represa I não é uma barragem, segundo o poder público ela foi construída em um vale. Por este motivo, a pressão da água é menor que em um lago de uma hidrelétrica, por exemplo.
A Defesa Civil de Vinhedo também informou que está monitorando desde 2015, uma represa de menor porte que está localizada atrás da Represa I, em uma área particular. No entanto, segundo o órgão também não há risco de rompimento. Foi realizado no local um novo dreno para manter o nível da água estável. O monitoramente é realizado
Após os boatos, na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado e o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, estiveram na Represa I juntos com membros da Defesa Civil das duas cidades. A Defesa Civil de Vinhedo voltou a reforçar que está monitorando a Represa I e a represa particular e que até o momento não existe risco a população.
Vale ressaltar que na segunda-feira, 11, a Represa I transbordou além do dreno existente no local.