A terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, a ETA São Joaquim, segue recebendo os ajustes na casa de química, nos dois módulos de tratamento e no processo de interligação das redes adutoras de água bruta com a lagoa de captação da estação.
A estação terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água. A água bruta do Rio Capivari será armazenada em uma área maior que o espaço atual. O terreno foi rebaixado em 4 metros para receber a água. Todo o entorno do lago já recebeu placas de concreto nas laterais.
A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.
“Com a ETA 3 nós utilizaremos a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos, como a ampliação da ETA 2, no Jardim Santa Cândida, vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.
“Com a ETA 3 vamos beneficiar os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela.”, explicou o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.