Previdência Social alerta evitar aceitar auxílio para agilizar procedimentos

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A Previdência Social enviou alerta à população para que evitem aceitar ajuda de intermediários para agilizarem processos ou solicitações de auxílios, aposentadorias e pensões em suas agências de atendimento. Mesmo com a promessa de diminuir o tempo dos procedimentos, o trabalhador deve se recordar que os pedidos à Previdência são concedidos gratuitamente.

Além disso, o trabalhador corre o risco de se envolver com fraudes. Isso porque os intermediários pedem a documentação do interessado ou de seus familiares – como carteiras de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito – que pode ser extraviada e até utilizada para fins ilegais. Com determinados documentos do segurado, o intermediário pode, até mesmo, receber o benefício em seu lugar.

A maioria das pessoas que procura o serviço de intermediários é formada por trabalhadores que pretendem se aposentar por tempo de contribuição e que se julgam incapazes para dar entrada no requerimento ou fazer o acompanhamento do processo. Elas chegam a pagar valores de até 50% do benefício pela intermediação.

A Previdência Social esclarece que todo trabalhador tem condições de tratar pessoalmente de seus interesses nas unidades do órgão, que oferecem todas as orientações necessárias para a pessoa requerer sua aposentadoria, pensão ou auxílio e não cobram nada pelo serviço. Por isso, não há necessidade de intermediação de profissionais de qualquer área, muito menos de pagar por esse tipo de serviço.

Há ainda opções que podem facilitar o acesso do trabalhador aos serviços previdenciários como a Internet e o telefone 135. Pelo site www.previdencia.gov.br o segurado pode pedir salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença, além de agendar o atendimento para dar entrada em aposentadorias, benefícios assistenciais, entre outros, e obter informações como documentos exigidos, endereços das agências e como se inscrever no INSS. Outra opção é a Central de Atendimento Telefônico 135, que também permite ao segurado marcar data e hora para o atendimento para requerimento de benefícios e realização da maioria dos serviços.

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