A Primavera anima os donos de supermercado, já que a estação aumenta as vendas. “Nesta época do ano o consumo sobe de 15% e 20%, principalmente no fim do dia, pois com o horário de verão, as pessoas saem mais de casa”, afirmou o supervisor do Solar Supermercado, Fabio Feltrim. Esse aumento tem ligação direta com o clima. Os dias ensolarados e quentes, estimulam as compras.
A influência das condições de tempo é tão grande para o setor de supermercados, que a Somar Meteorologia desenvolveu um índice de vendas. “O forecast de mercado faz uma correlação entre as variáveis do clima, com o número das vendas de um produto X, fornecido pela empresa. A partir desta conta, conseguimos informar ao cliente quanto e em quais regiões ele vai vender mais esse produto nos próximos meses”, explicou o desenvolvedor de mercado, Alexandre Reis.
Segundo os atacadistas, os dias quentes aumentam as vendas de bebida, sorvete, carne e protetor solar. Além disso, o consumo de chocolate cai drasticamente nesta época do ano. E não apenas a temperatura que determina o movimento dos supermercados, a chuva também influência. Nos dias chuvosos, as pessoas tendem a não sair de casa e as vendas despencam.
Por isso, é bem melhor saber o comportamento do clima. “Através destes dados a empresa pode tomar decisões como o direcionamento de ações publicitárias, posição estratégica e o giro o estoque”, explica Reis.