O Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Vinhedo, finalizou nesta semana o balanço de atendimento prestado à população no primeiro mês de 2016. Em janeiro foram realizados 844 atendimentos, classificados em abertura de processos, simples consultas, atendimentos preliminares. As áreas com maior número de reclamação foi com relação a serviços de telefônica e assuntos financeiros.
O número de atendimento aumentou, em comparação ao mesmo período de 2015, quando foram realizados 702 atendimentos. Esse aumento, segundo o diretor de Defesa do Consumidor de Vinhedo, Matheus Galbes, está relacionado principalmente a assuntos financeiros.
Para auxiliar o consumidor na resolução das questões financeiras, o Procon de Vinhedo pretende implantar ainda este mês o Programa de Apoio ao Superendividado – PAS.
O programa é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.
Serão atendidas pelo programa as dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, aquisição de produtos, independente do total das dívidas.