Programe seu cérebro para emagrecer

propaganda do Google Artigo Top

Emagrecer: poucos são os verbos que aterrorizam a vida das pessoas, mas certamente esse é um deles. Afinal, nem todos conseguem chegar ao peso que idealizaram e muitas vezes nem sabem o que fizeram de errado. Entretanto, uma das novidades está relacionada em como as ordens foram passadas para o cérebro.


Por exemplo, uma frase famosa pronunciada por quase todas as mulheres, é: “esse ano tenho que fazer dieta”. Trata-se de um bom exemplo de planejamento que, fatalmente, terminará em frustração, porque para a PNL a comunicação ocorreu de forma inadequada. Neste caso, a expressão não é específica. O que significa fazer dieta? Comer o quê? A mente tem poucos dados para agir. Esse ano pode ser agora ou no inicio de 2009. Há inúmeras lacunas.


Marcia Dolores Resende, diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, explica que para a capacidade neurológica e lingüística agir a favor, é preciso mudar a construção da frase, para que a mente tenha o comprometimento, tempo de execução e, conseqüentemente, sucesso.


A diretora esclarece que esse processo, com a ajuda da Programação Neurolinguística (PNL), vai fornecer todas as ferramentas para transformar a meta. Por exemplo: “Quero emagrecer seis quilos durante os meses de julho, agosto e setembro de 2008. A partir de outubro, quero manter o meu peso de 50 quilos com exercícios aeróbicos e alongamentos três vezes por semana”. Valor: Sentir-me bem. Esse objetivo foi específico e pronunciado em termos afirmativos, porque o idealizador da ação assumiu seu querer. Além disso, tem o valor agregado de bem-estar, saúde e beleza. E de fato o emagrecimento e o ganho da boa-forma acontecerão, porque a informação foi transmitida ao cérebro de forma positiva e definida.


Segundo a gerente administrativa de 38 anos Edilene Aparecida Peres, depois do primeiro contato que teve com a PNL, há sete anos, sua vida mudou radicalmente. “O curso de Practitioner, me fez aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos. Com a auto-estima totalmente renovada, emagreci 15 quilos, venci o medo de dirigir e mudei totalmente o visual. Hoje consigo me comunicar melhor em todos os aspectos”.


Neste caso, a gerente passou por um grande processo que a fez enxergar que a resposta, para toda e qualquer mudança positiva, estava dentro dela. A psicóloga Marcia tem as explicações para as alterações: “A PNL apenas mostrou os caminhos e forneceu ferramentas, eliminado também crenças limitantes que a impediam de se desenvolver. Resultado: surgiu uma nova Edilene”.


A PNL dá todas as ferramentas e ensina o caminho de como agir para conquistar o objetivo proposto. É preciso dizer o que se quer e não o que não quer. Pena que poucos sabem que a PNL está totalmente voltada para o lado positivo. Por isso, a diretora comenta que, muitas vezes, a esposa ao pedir para o marido não se esquecer de trazer a revista favorita, ele fatalmente fará o oposto. “Não pode brigar, porque a culpa não foi dele. Afinal, ela não enfatizou o positivo, dizendo, simplesmente, para ele trazer a revista”.


Mas atenção: a PNL não é somente pensar positivo. A metodologia oferece as ferramentas para que se modifique o que sente e, a partir daí, é preciso mudar comportamentos, porque a programação organiza as experiências internas e externas.


O coaching, outra metodologia utilizada pelo Instituto Saber, também pode ser uma grande aliada nessa “luta contra a balança”. Desde que Marcia se tornou advanced trainer, passou a usar esse método para ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis, percebeu que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente. “O coaching e a PNL são fundamentais para fomentar a capacidade de usar a neurologia de forma mais prática e funcional, aproximando-o do que quer que seja e evitando desperdícios de energia. Um Coaching Eficaz com PNL irá proporcionar autoconfiança quando se descobrir que é possível lidar com várias experiências desafiadoras, de forma produtiva, e com resultados. Ter uma estratégia para mudar, e poder operacionalizá-la com agilidade, é uma característica do treinamento”.


Ao invés de fórmulas prontas, e baseadas no conselho comum, a PNL é indicada especialmente para pessoas que desejam desenvolver o potencial interno. As instruções transmitidas são feitas a partir de explicações didáticas e exercícios passo a passo, que ensinam, na prática, como utilizar o poder da mente a seu favor. A técnica, em momentos de mudança, age de forma maravilhosa, porque acessa as habilidades internas, como confiança, concentração, e equilíbrio.


Sobre a Márcia Dolores


A psicóloga Márcia Dolores Resende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching – Integrated Coaching Institute. Ao invés de fórmulas prontas e baseadas no conselho comum, a técnica da PNL aplicada por Márcia é indicada especialmente para pessoas que desejam desenvolver o potencial interno de habilidades emocionais. Adepta e seguidora do grande psicólogo Daniel Goleman, a especialista reforça que através da PNL é possível desenvolver estratégicas práticas para desenvolver o Quociente Emocional (Q.E) lidando inclusive com ansiedade.


Sobre o Instituto Saber


Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização.

Propaganda do Google Artigo Baixo