Projeto ‘Colhendo Frutos com Turismo’ é apresentado em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

O projeto ‘Colhendo Frutos com Turismo’, desenvolvido pelo Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional do Sudeste Paulista, em parceria com prefeituras dos 10 municípios que formam o Pólo Turístico do Circuito das Frutas, foi apresentado na última segunda-feira, dia 25, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, aos empresários locais.


O evento contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Edílson Caldeira, e com alguns empresários que possuem estabelecimentos com potencial turístico na cidade de Vinhedo como restaurantes, bares, lanchonetes, casas noturnas, entretenimentos, artistas entre outros.


Apresentado pelo consultor de Turismo do Sebrae-SP Escritório Sudeste Paulista, Sérgio Sakai, o projeto visa fortalecer o turismo, integrando a região, com a meta de aumentar em 25% o número de turistas que visitam o Circuito das Frutas até dezembro de 2010 e prevê, ainda, várias ações a partir do envolvimento dos produtores, empreendedores e comunidade, que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.


Na palestra, Sakai explanou aos presentes sobre os objetivos do projeto e etapas que serão percorridas para a conclusão do mesmo. O consultor também distribuiu termos de adesões do projeto aos presentes que não terão gastos algum com a assinatura do termo. Em troca, os proprietários receberão consultoria gratuita para padronizar seu estabelecimento para que seja explorado como um potencial turístico.


Além disso, foram apresentados aos presentes os resultados que o projeto espera atingir, os focos estratégicos, o desenvolvimento de produtos, a sensibilização e envolvimento da comunidade, a capacitação de empresários e operacionais, além da estrutura necessária que o município deve ter para a recepção, gestão e qualidade da atividade turística, bem como a promoção e comercialização.


De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Edílson Caldeira, a Prefeitura de Vinhedo vem demonstrando muita atenção e dedicação na área do turismo. “Prova de nosso empenho foi a implantação do primeiro projeto de turismo da nossa cidade ‘Vinhedo – Prazer em Conhecer’, que tem o apoio irrestrito de estabelecimentos comerciais na área de gastronomia, hotelaria, entretenimento da nossa cidade”, destacou.


Para outras informações e adesões gratuitas ao projeto, o empreendedor deverá entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo através do telefone 3846-7100 ou pelo e-mail: [email protected].


Vinhedo


O município de Vinhedo já se tornou rota de milhares de turistas, principalmente durante a colheita da uva. A tradição da Festa da Uva, realizada há 47 anos, atrai mais de 250 mil visitantes ao município. Além das atrações no recinto de exposições, o evento conta com passeios rurais, onde os turistas visitam propriedades produtoras.


Durante todo o ano, várias propriedades rurais recebem turistas que aproveitam para degustar produtos caseiros como vinho e cachaça, ambos artesanais, além de queijos, geléias, bolos, sucos ou frutas frescas, colhidas na hora. Nas propriedades que produzem bebidas, como a grapa (aguardente de uva), os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o processo de produção.


Turismo Sustentável


As cidades que formam o Pólo Turístico do Circuito das Frutas, segundo o gerente do Escritório Regional do Sudeste Paulista, Vlamir Sartori, têm um ambiente favorável para incrementar o turismo sustentável, com geração de renda. “Além de fortalecer a atividade turística e alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas dos municípios e propriedades rurais que atuam no segmento, o projeto propiciará o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região”, destaca Sartori.


De acordo com a gestora do projeto do Escritório Regional do Sudeste Paulista do Sebrae-SP, Claudia Adriana Mouro Silva, os empreendimentos com potencial e recursos turísticos atrativos receberão a visita de consultores em turismo para a realização do diagnóstico individual. “O passo seguinte será a elaboração das propostas para melhoria e adequação dos empreendimentos para a recepção dos turistas com qualidade e gerando lucratividade”, explica.


Além da consultoria e elaboração do diagnóstico, o projeto contará também com o lançamento do Catálogo de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato do Circuito das Frutas, que será distribuído aos turistas, agências de turismo, formadores de opinião, em rodadas de negócios, feiras e exposições, como ferramenta de divulgação dos atrativos da região. Os empreendimentos que apresentarem as adequações mínimas apontadas nos diagnósticos serão incluídos no catálogo.


A proposta do projeto “Colhendo Frutos com Turismo” é inserir os dez municípios no mercado estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato, formatar e consolidar produtos e roteiros turísticos locais e regionais, além de melhorar a qualidade de vida do território e promover a cultura empreendedora e a integração das cidades. Outra meta a ser alcançada é ampliar o tempo de permanência dos turistas na região, explorando o potencial dos empreendimentos dos setores hoteleiro e gastronômico.


O projeto envolverá empresários e administradores de vários segmentos ligados direta ou indiretamente ao turismo, como os empreendimentos de eventos e festas regionais, de hospedagem, restaurante e alimentação, agências de turismo, grupos culturais, artesãos e demais agentes prestadores de serviços, como atendentes de postos de combustível e taxistas. Nos dez municípios que integram o Circuito, o projeto será aplicado simultaneamente a participação do poder público, de empresas, associações e demais parceiros que venham a incorporar as propostas.


Com a utilização das ferramentas e produtos do Sebrae-SP (oficinas técnicas, cursos e palestras) e parceiros serão implementadas várias ações, entre elas a adequação de propriedades rurais e urbanas para recepção de turistas, a criação e formatação de roteiros turísticos do vinho artesanal, das fazendas históricas, das frutas e de festivais gastronômicos. Também estão previstos programas de capacitação para profissionais das áreas de recepção, hospedagem, alimentos e bebidas, além da implantação de Centros de Recepção a Turistas e Visitantes e implantação de sinalização turística nas áreas urbanas e rurais dos municípios.

Propaganda do Google Artigo Baixo