A Secretaria da Promoção e Assistência Social da Prefeitura lançou o projeto “Autoconsciência e auto-estima: um caminho para a potencialidade humana” para ser desenvolvido com as famílias carentes que participam de projetos sociais.
O objetivo do programa, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, é utilizar a área de psicologia para discutir, refletir e vivenciar o tema em grupo, segundo explicou a secretária da Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim. “O importante é desenvolver um trabalho focado no crescimento humano, proporcionar meios adequados para o surgimento da autoconsciência e auto-estima, possibilitar oportunidades para que cada pessoa se torne agente transformador em sua própria vida. O programa é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura para ajudar as famílias que participam dos projetos sociais a terem uma vida melhor e um futuro promissor”, comentou a secretária.
O projeto será destinado a adolescentes e adultos, de ambos os sexos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, que participam do PAF – Programa de Atenção à Família e SAE – Segurança Alimentar Emergencial e para as famílias inscritas nos programas Renda Cidadã e Bolsa Família.
Segundo explicou a psicóloga Maíra Araújo Buchwitz, idealizadora do projeto, a relevância de se trabalhar com grupos está na possibilidade de estimular a construção de conhecimentos por meio de uma perspectiva reflexiva e interativa em que os problemas e soluções sejam vivenciados e compartilhados, se caracterizando como uma estratégia efetiva da promoção da saúde.
“O princípio básico deste trabalho será a busca do crescimento humano e a descoberta de novas possibilidades e horizontes, tendo como base uma abordagem que estimula a expressão, reflexão e a criatividade pessoal ou grupal de forma prazerosa, inovadora e envolvente, porém rigorosamente fundamentada. O trabalho será enriquecido com o uso de técnicas expressivas, exercícios de arte-terapia e dinâmicas em grupo, que favorecem o autoconhecimento e com isso intensificam a capacidade humana de perceber e reconfigurar suas relações, consigo, com os outros e com o mundo, trazendo novas possibilidades de crescimento e diferentes formas de olhar a vida”, explicou a psicóloga.
Os encontros do projeto “Autoconsciência e auto-estima: um caminho para a potencialidade humana” são quinzenais, todas as segundas-feiras à tarde, com duas horas e meia de duração, no Centro de Referência da Assistência Social – Cras do Centro, localizado na Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Promoção e Assistência Social pelo telefone 3876-2575.