As obras do prolongamento do anel viário José Roberto Magalhães Teixeira, entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, entre Campinas e Valinhos, já estão com a sua extensão 90% pavimentada, segundo informações da Rota das Bandeiras, concessionária responsável pela realização dos trabalhos.
“A primeira camada de concreto já foi aplicada praticamente em toda a extensão da obra, faltam apenas as pontes e os viadutos que ainda estão sendo construídos”, destacou o engenheiro responsável pela obra, Abner Toledo.
Atualmente, a concessionária trabalha no entroncamento do anel viário com a RCerca de 600 homens odovia dos Bandeirantes. Além desse dispositivo, serão construídas duas passagens inferiores, um viaduto e uma ponte ao longo dos 5,8 km de extensão da obra. Cerca de 600 homens trabalham nessas intervenções.
“A maior ponte, sobre o Rio Capivari, tem 280 metros de comprimento. Ao todo, são 60 vigas de 80 toneladas e pilares com 20 metros de altura, números que destacam a dimensão da obra”, disse Toledo.
De acordo com informações, o volume de terra movimentado até o momento já atingiu a marca de 1 milhão de m³, o que corresponde ao volume de 600 piscinas olímpicas. A Rota das Bandeiras também já utilizou 19 mil toneladas de pavimento, total que só pode ser transportado após 9.500 viagens de caminhões basculantes.
Segundo previsão da Rota das Bandeiras, o prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira deve ser concluído até o final deste ano, favorecendo 45 mil veículos que passarão pela via diariamente. O investimento, totalmente custeado pela Rota das Bandeiras, é de R$ 168,9 milhões.