Quer viajar para a Alemanha? Saiba onde ir sem gastar muito

propaganda do Google Artigo Top

Berlim é uma das mais belas cidades da Europa. São várias as atrações consideradas “imperdíveis”, como o Portão de Branderburgo, visitar o Reichstag ou até mesmo passar pelo que sobrou do Muro de Berlim, que costumava dividir a cidade em duas durante a época da Guerra Fria.

Mas a capital da Alemanha ainda guarda muitos lugares e atrações especiais que apenas quem conhece a região muito bem poderia indicar. E o melhor desses passeios é que eles costumam ser mais tranquilos e baratos do que aqueles pontos da cidade que estão acostumados a receberem muitos turistas durante todo o ano ou em épocas determinadas. Se você pretende viajar a Alemanha, conheça alguns desses lugares.

City Tour

Se você tem pouco tempo na cidade e gostaria de economizar seus euros, existe uma maneira rápida e barata de passar pelos principais pontos turísticos. A linha 100 (Bus 100) da cidade tem um itinerário praticamente turístico, passando entre a estação Zoologischer Garten e a Alexanderplatz.

A linha faz parte da rede de transporte convencional de Berlim, por isso é muito mais barata do que as outras opções. Se você já adquiriu o bilhete diário ou outro do BVG válido, você o fará sem pagar nada a mais. Pegando essa linha, você poderá entrar e sair do ônibus a cada atração e esperar pelo próximo sem custos adicionais. Porém, o bilhete itinerário é válido por 2 horas e apenas em uma direção, ou seja, para voltar será necessário adquirir outro bilhete.

Entre as atrações estão a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (igreja que quase foi destruída durante a guerra), o Portão dos Elefantes (entrada para o Zoológico), o Parque Tiergarten, a Coluna da Vitória, o Palácio Bellevue, o Reichstag e muito mais.

No verão e primavera

A cidade é bem fria no inverno, mas durante o verão as temperaturas podem ser tão altas quanto no Brasil. Se você estiver em Berlim durante a primavera e o verão, a melhor maneira de se refrescar é indo até a Arena Badeschiff.

O local nada mais é do que um grande deck com uma piscina localizada no Rio Spree, que passa por Berlim. Já que a região não tem praias, o espaço ainda é adaptado para que as pessoas possam tomar sol na areia ou em cadeiras estrategicamente instaladas, permitindo uma área onde as crianças ainda podem brincar.

O ingresso para entrar na Arena é de aproximadamente 5 euros, e pagando 1 euro a mais você pode guardar seus pertences em armários e aproveitar a “praia improvisada” de uma maneira ainda mais tranquila. No entorno, também existem diversas opções de restaurantes e bares, permitindo estender o passeio.

Navegando no Rio Spree

Uma outra maneira de conhecer Berlim está no Rio Spree. Apesar de estar cada vez mais popular entre os turistas, o passeio de barco no rio que corta a cidade permite que o visitante tenha novas e diferentes visões da capital. Porém, esses passeios não estão disponíveis o ano todo.

De março ao começo de novembro é possível encontrar diversas empresas que administram barcos que façam esse roteiro, passando por pontos turísticos que o viajante está acostumado a visitar por terra. Durante a noite a vista da cidade pode ser ainda mais incrível graças às luzes acesas. Mas, se você quiser tirar fotos, o ideal é fazê-lo durante a manhã ou até o final da tarde.

Bares ao ar livre

Além dos parques da cidade e o passeio na Arena Badeschiff, você também pode aproveitar as temperaturas mais agradáveis em Berlim para fazer uma refeição ou tomar alguns drinques nos famosos e aconchegantes bares ao ar livre.

Entre as melhores opções da cidade estão o Prater Garten (Kastanienalle 7-9, Prenzlauer Berg) e o Café am Neuen See (Lichtensteinallee 2, Tiergarten). O primeiro funciona todos os dias de abril a setembro, quando o clima é apropriado, e oferece um cardápio com opções variadas. O pagamento, no entanto, é apenas em dinheiro.

Já a segunda opção, o Café am Neuen See, é ideal para aqueles dias de sol, porque ele oferece a chance do cliente ficar na sombra das árvores em mesas coletivas. Ainda é possível alugar barcos a remo e dar uma voltinha no lago. As especialidades da casa são as cervejas, como não poderia deixar de ser, as pizzas, pretzels e tortas.

Resquícios da Guerra

Se você quiser ver a história viva da cidade, existe um local muito apropriado que remete ao tempo da Segunda Guerra Mundial e ao bombardeio que Berlim sofreu. A Gedächtniskirche é uma igreja que sofreu um bombardeio aéreo em dezembro de 1943 e permaneceu em pé. No entanto, em abril de 1945 ela voltou a ser atacada e o que existe hoje é fruto de sua restauração.

Quando for entrar, repare no tamanho atual dela. Ela costumava ocupar o quarteirão inteiro e hoje, devido ao bombardeio, só existe o seu hall de entrada e uma torre danificada. Ali é possível ver imagens da igreja antes do atentado, além de peças que faziam parte da ornamentação do templo e que foram destruídas.

Para ver mais atrações de Berlim, não deixe de conferir este link.

Propaganda do Google Artigo Baixo