Segundo estimativa da Aerbras – Associação Brasileira das Empresas de Radiocomunicação do Brasil, a comunicação via radio no Brasil está presente em 95% das grandes empresas, 50% das médias e 15% das pequenas. A segurança pública e privada são as que mais usam a radiocomunicação, ocupando uma fatia de 10% no país.
“Por ser de fácil utilização, esse mercado cresce cerca de 20% a 25% ao ano, além de movimentar aproximadamente R$ 175 milhões no país”, disse o presidente da associação, Ricardo Luiz Gaspar.
O setor também passa por grandes mudanças. “É um mercado que está sofrendo uma transformação muito significativa porque a Anatel instituiu que a partir de 2013 não vai renovar ou licenciar qualquer equipamento que opere sistemas analógicos, somente sistemas digitais. Acredito que num prazo médio de cinco anos, todos os sistemas analógicos terão sido substituídos”, analisa Gaspar.
Outro fator considerado relevante para o crescimento desse setor se deve à migração interna da radiocomunicação dentro das empresas, pois ganhou mais espaço no planejamento e deixou a área de Logística, passando a integrar a área de Tecnologia da Informação.