O primeiro quadrimestre para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi negativo na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve uma queda de 2,93% nas vendas do comércio varejista e o faturamento alcançou R$ 9.908,7 bilhões, uma redução de 1,32% com o faturamento do período do ano passado. Os dados são da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
O comportamento da inadimplência na RMC cresceu 7,67% no período janeiro a abril de 2015, e no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 6,58% com 784.387 registros vencidos a mais de 30 dias e não pagos, representando um endividamento de R$ 564,8 milhões dos consumidores da RMC.
Abril
O Comércio Varejista apresentou em abril uma expansão de 3,44% sobre as vendas de março deste ano, e uma queda de 4,70% sobre o volume de vendas de abril de 2014.
As fracas vendas na Páscoa, que ficaram 0,78% abaixo das vendas da Páscoa de 2014, influenciaram negativamente nas vendas do mês de abril deste ano. Com os dados de abril de 2015, o Comércio Varejista encerra o quadrimestre (Janeiro a Abril) com uma perda de 2,93% sobre o volume de vendas do quadrimestre de 2014.
O destaque de abril deste ano na comparação com o mesmo mês no ano passado foi o consumidor ter adquirido 12,09% a mais nas compras à vista, e menos 16,02% nas compras a prazo, demonstrando que o consumidor está preocupado em diminuir o seu endividamento.
Expectativa
A expectativa para maio se apresenta mais positiva para o Comércio, uma vez que o mês é contemplado com o “Dia das Mães”, a 2ª melhor data, após o Natal, para movimentar o varejo. Os dados da Acic apontam que esta data teve boas vendas.
As perspectivas para o ano continuam com vendas fragilizadas, tendo em vista o Ajuste Fiscal, comprimindo a economia com as altas taxas de juros, e a inflação e o câmbio, mais estáveis. Mesmo assim, a economia só voltará a deslanchar em meados de 2016, segundo informou a Acic.