Nesta quinta-feira, 27, o Parlamento da Região Metropolitana de Campinas realiza na Câmara de Hortolândia a 2ª sessão ordinária do ano para discutir, entre outros assuntos, a tarifa do transporte público da região.
A pauta foi definida na última sexta-feira, 21, em reunião com a Executiva do órgão, em Paulínia, com a presença do presidente do Parlamento, Lorival Messias (Valinhos), o 1º vice-presidente Campos Filho (Campinas), o 3º vice-presidente, Marquinho Fiorella (Paulínia), o 4º vice-presidente, Fred Chiavegato (Jaguariúna) e o 2º secretário, Paulo Chocolate (Americana).
De acordo com o presidente do Parlamento, duas audiências estão sendo agendadas: uma com o Ministro de Educação e outra com o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para falar sobre os projetos de melhoria da mobilidade urbana previstos para a RMC, como o retorno do trem de passageiros da CPTM. “Assuntos não faltam, o importante é o Parlamento estar fortalecido e com grande representatividade para contribuir de forma positiva com a região”, afirmou Lorival Messias.
Entre os assuntos que serão discutidos na próxima sessão, estão os critérios para elaboração da tarifa regional de transporte público. “Precisamos ter acesso a esses cálculos para entender como se chega ao valor de R$ 3 ou R$ 3,30, por exemplo. A tarifa deve ser de acordo com a peculiaridade do município, mas os critérios devem ser iguais para toda a região”, defendeu Chiavegato.
O 4º vice-presidente do Parlamento também abordou as manifestações que tiveram início nas capitais com o clamor pela redução das passagens de ônibus e se estenderam a vários municípios da RMC. Segundo ele, as movimentações são legítimas, porém os excessos abominados. “As manifestações são muito bem-vindas pela classe política, mas nos fazem repensar. Será que os partidos políticos devem ser extintos, mudaremos a Constituição? Estamos passando por uma transformação da democracia muito grande, isso oxigena, tonifica a democracia. O parlamento ganha com essas discussões […] com o estudo da tarifa regional damos um passo à frente, evidencia-se a transparência”, afirmou Campos Filho, que também cobrou uma mobilização da classe política, a começar pelos membros do Parlamento, para que as reuniões sejam substanciosas e consistentes.
Outros assuntos como a construção de um hospital metropolitano e uma universidade federal para a região também foram lembradas e devem constar na pauta de assuntos das próximas reuniões.
Parlamento
O Parlamento Metropolitano é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele é composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis.
Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e a solidariedade e cooperação regional para a empregabilidade.
Serviço:
2ª Sessão Parlamento Metropolitano da RMC
Data: quinta-feira, 27, às 9h
Local: Câmara Municipal de Hortolândia
Endereço: (Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Pq. Gabriel)
Outras informações: www.parlamentormc.wordpress.com