De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) começou a escavar o terreno que vai abrigar a terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, a ETA 3, em construção dentro do condomínio São Joaquim.
Em parte da área, o solo será rebaixado em 6,5 metros para permitir a construção das estruturas da ETA 3. Nessa primeira etapa será construída a unidade de captação da estação. Na sequência, serão construídos os dois módulos de tratamento, o tanque de contato, a casa de química e a subestação de energia elétrica.
A fundação do terreno foi feita com a colocação de cerca de 270 estacas em uma profundidade média de 12 metros. O solo ainda será estabilizado com rachões.
Depois de pronta, a ETA 3 terá capacidade para tratar 200 l/s (aproximadamente 720m³/h), reduzindo a sobrecarga na ETA 1, que já trabalha acima da capacidade para atender aproximadamente 63% da população de Vinhedo.
A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada. A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.