Em reunião com representantes da rede socioassistencial e de lideranças comunitárias, a Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), apresentou nesta semana os detalhes do trabalho socioambiental que será desenvolvido nos bairros beneficiados com obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que fazem parte dos projetos na faixa de R$ 27 milhões, com contrapartida de 15% do município, liberados pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Os recursos liberados após a assinatura de convênio com a Caixa serão aplicados na implantação de 19 km da rede coletora de esgoto doméstico do Distrito Industrial, na construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e São Joaquim, além da ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida (ETA 2) e da expansão da rede de distribuição para o Distrito Industrial que será abastecido pela ETA 3 em construção no São Joaquim.
O projeto de esgotamento sanitário doméstico para o Distrito Industrial atende uma exigência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que vem cobrando das empresas instaladas o tratamento do esgoto.
Participação
Em janeiro serão realizadas cinco audiências públicas serão realizadas em janeiro de 2015. O Projeto de Trabalho Social com a participação da população beneficiária é uma exigência do Ministério das Cidades para que todos sejam informados dos impactos e benefícios das obras, e abre espaço para o apontamento de demandas de cada região.
“Com o envolvimento de todos, vamos identificar a necessidade de cada setor e desenvolver trabalhos sociais para o desenvolvimento desses moradores. Nesse primeiro encontro já recebemos algumas contribuições que serão importantes para a realização desse projeto. Além disso, nós conseguiremos informar e conscientizar a todos quanto ao uso correto da água e do descarte do esgoto, contribuindo para a sustentabilidade do município”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Além das audiências públicas, onde a população poderá apresentar sugestões, pesquisas de campo serão realizadas pela equipe de assistência social da Sanebavi para identificar o perfil e necessidade de cada região que será beneficiada pelos projetos de saneamento básico. Sugestões também poderão ser encaminhadas pelo site da Sanebavi (www.sanebavi.com.br) no link fale conosco.