O fechamento de um trecho da Estrada da Boiada, que estava previsto para a terça-feira, 31, foi adiado em função das chuvas. Agora, se o clima cooperar, a obra no local deve fechar a via nesta segunda-feira, 6.
Serão duas situações diferentes. De acordo com a programação, no domingo, 5, das 7h às 17h, a rotatória do Portal ficará fechada para realização das obras de travessia da tubulação da nova rede adutora. Os motoristas que deixarem a cidade pela Av. dos Imigrantes, sentido Rodovia Anhanguera, devem procurar caminhos alternativos. Após este período, os trabalhos serão suspensos e o tráfego ficará liberado em todos os acessos.
Já na segunda-feira, 6, a implantação da rede de abastecimento terá continuidade a partir das 7h, sendo necessária a interdição da Estrada da Boiada, no sentido Valinhos/Vinhedo, no trecho compreendido entre a Portaria do Condomínio Marambaia até a rotatória do Portal, pelo período de 15 dias. No lado oposto, sentido Vinhedo/Valinhos, o tráfego de veículos continuará normalmente.
A Secretaria de Transporte e Defesa Social da Prefeitura alerta aos motoristas que acessarem a Estrada da Boiada que reduzam a velocidade e respeitam a sinalização que será colocada no local.
Para os motoristas que transitam no sentido Valinhos/ Anhanguera, a sugestão do Departamento de Trânsito neste período é para que adentrem nas vias que dão acesso à Av. Independência e sigam até a altura da Santa Casa para acesso à direita na Av. dos Imigrantes.
A partir da próxima semana, a divisória entre os dois sentidos da Estrada da Boiada, na altura da Rua da Formiga, será retirada de modo que quem deixar o Marambaia pela Portaria 2 poderá entrar no sentido Vinhedo/Valinhos para prosseguir com seu trajeto.
Os trabalhos de escavação e implantação da tubulação, no entanto, dependem das condições climáticas para serem efetuados, podendo ser adiados em caso de chuva.
Nova adutora
A nova adutora será implantada pela Sanebavi numa extensão de aproximadamente 4 quilômetros, no trecho compreendido entre o reservatório da Boiada e o reservatório do Vista Alegre. A obra vai quadruplicar a vazão e está projetada para atender a demanda atual e futura da cidade de Vinhedo.
A substituição da adutora faz parte do Programa de Redução de Perdas da autarquia que visa eliminar o desperdício de água tratada decorrente de vazamentos nos sistemas. A obra está sendo executada a partir de recursos da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de R$ 4 milhões, com contrapartida do município de Vinhedo.