Em meio a uma crise hídrica que afeta todo o Estado, algumas cidades da região aderiram à política da Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que garante desconto aos contribuintes que economizarem água. Em resposta ao Jornal de Vinhedo, a Sanebavi disse que não pretende praticar essa medida e portanto não dará desconto para quem economizar água.
Nas cidades com gerenciamento da Sabesp, por exemplo, quem economiza de 10% a 15% ganha desconto de 10% na conta. Se a economia fica entre 15% e 20% o desconto é de 20% no valor da conta.
Na região, esse sistema de desconto foi adotado pelas cidades de Hortolândia, Monte Mor, Morungaba e Paulínia.
Mau cheiro
Outra critica bastante acentuada por parte dos vinhedenses é em relação ao mau cheiro que água tem ganhado nas últimas semanas. Porém, a Sanebavi informou que desconhece o assunto e que não recebeu nenhuma reclamação referente ao cheiro da água. A autarquia comentou que problemas desse tipo devem ser informados para a própria Sanebavi, para que seja feita uma coleta de água para análise.
A Sanebavi informou ainda que toda a água enviada para a população está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2914 do Ministério da Saúde.