Para reforçar as ações de combate às perdas de água tratada realizadas no município, a Sanebavi intensificou os trabalhos de substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso por novos. O serviço é necessário para dar mais confiabilidade ao sistema de medição e contribuir para a redução das perdas não físicas, que corresponde ao volume de água que é consumido pelo usuário e não é registrado pelo medidor.
A troca dos hidrômetros que já atingiram a vida útil está sendo feita em diversos bairros. Até o momento, em 2023, já foi realizada a substituição de mais de 1900 hidrômetros e a expectativa da autarquia é chegar aos 2 mil aparelhos trocados até o final deste ano.
De acordo com o diretor do Departamento de Combate às Perdas da Sanebavi, Murilo Sacheto, a substituição dos hidrômetros é necessária para dar mais precisão na aferição “Os aparelhos sofrem um desgaste natural com o passar do tempo e perdem a eficiência, podendo marcar um consumo de água inferior ao utilizado pelos moradores. Com a troca, a medição é precisa”, afirmou.
O novo hidrômetro não será cobrado do consumidor, no entanto, é de responsabilidade do usuário zelar pelo equipamento e manter os lacres intactos.
“As ações de combate às perdas de água são fundamentais para preservamos os nossos recursos hídricos. Estamos investindo em projetos e obras para aumentarmos a oferta de água para o município. A substituição dos hidrômetros complementa esse trabalho”, afirmou a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos.