A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove uma série de ações na Campanha de Prevenção ao Suicídio, que ocorre durante o Setembro Amarelo, como rodas de conversas, palestras e capacitação de profissionais da saúde e da educação. As atividades são realizadas em setembro porque o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema do Setembro Amarelo deste ano é “A Vida é a Melhor Escolha”. Em Vinhedo a Secretaria de Saúde vai trabalhar também com o tema “Suicídio: Ressignificar, para além do Setembro Amarelo”.
Em parceria com a Secretaria de Educação serão realizadas rodas de conversas e palestras direcionadas a saúde mental dos adolescentes dentro do contexto escolar. As rodas de conversas vão ocorrer na Escola Darci Ana Degelo Briski nos dias 13 e 14 de setembro e no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) no dia 9 de setembro.
Também no dia 13 de setembro será realizada palestra online destinada aos pais dos alunos, às 18h30. No dia 14, profissionais da Educação passarão por capacitação. As ações voltadas para a Educação sobre saúde mental foram iniciadas em junho deste ano.
Na Saúde, profissionais passarão por capacitação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No CAPS, será realizado ainda um Sarau aberto aos moradores. Para participar, basta se inscrever na unidade.
Além do Sarau, o público em geral poderá participar do encontro com professores e estudantes da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, no dia 14, às 14h e 15h, na UBS Dr. Meirelles, para debater sobre saúde mental na rede básica, e da palestra que fecha o Setembro Amarelo, “8 Princípios para Aperfeiçoar sua Saúde Mental” com o psiquiatra Erich Fuentes. A palestra acontece no Centro de Convivência e é preciso se inscrever no link https://bit.ly/3ec83JV.