Sistema de Ouvidoria Eletrônica propicia agilidade nas solicitações dos serviços públicos

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Por meio do telefone 0800-772.7728 e pelo site da Prefeitura de Vinhedo www.vinhedo.sp.gov.br, a população pode registrar elogios, reclamações, denúncias e sugestões dos serviços públicos prestados. O sistema é conhecido como Ouvidoria Eletrônica e feito por meio de ligações telefônicas ou via e-mail.


O atendimento é feito 24 horas por dia, e as ligações e mensagens podem ser encaminhadas até no final de semana. Nos dois casos, a Prefeitura instrui passo a passo como o cidadão deve proceder.


O cidadão efetua uma ligação telefônica gratuita e a mensagem de voz é gravada no sistema eletrônico para garantir sigilo e privacidade da informação. Durante o telefonema, ele recebe a informação de que pode se identificar, se achar oportuno, deixando seu nome e telefone. Após o término da gravação, a mensagem é enviada, por e-mail, para o departamento responsável da Administração Pública.


A pessoa também pode deixar o seu recado via e-mail, acessando o link Ouvidoria, no site da Prefeitura. O setor de comunicação da Prefeitura encaminha os dados solicitados pela população ou envia a informação para a Secretaria competente.


A solicitação é retornada com resposta para a pessoa num prazo de aproximadamente 10 dias, após o registro da informação na Ouvidoria. De acordo com um levantamento realizado pela própria Prefeitura, as Secretarias de Saúde e Serviços Municipais são as que mais recebem, via telefone, sugestões por parte da população, como corte de mato, por exemplo.


Com relação aos encaminhamentos via e-mail, a maioria está relacionada com solicitações de dados estatísticos, pontos turísticos da cidade, e questionamento em geral utilizados por alunos para a realização de trabalhos escolares sobre o município. Hoje, o sistema de Ouvidoria Eletrônica se tornou um canal de comunicação entre a Prefeitura e a população.


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