A Euroimmun, empresa renomada no segmento de medicina diagnóstica, anunciou nesta segunda-feira, 16, que deve instalar no Estado de São Paulo sua primeira fábrica brasileira. A unidade vai produzir dois testes para identificação dos anticorpos do vírus zika aprovados pela Anvisa no início de fevereiro.
Diferentemente dos diagnósticos mais comuns, um deles é capaz de identificar o causador da doença mesmo quando não há sintomas, até cinco meses depois da infecção.
A Euroimmun foi a primeira empresa a registrar no Brasil testes sorológicos para detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya. São kits que conseguem detectar a presença, por meio de imunoflorescência, de dois anticorpos que produzimos ao entrar em contato com essas doenças: o IgG (imunoglobina G) e o IgM (imunoglobina). O IgC indica se houve infecção mais antiga pelo vírus, enquanto o IgM é produzido na fase mais aguda da doença.
Hoje, esses dois kits são produzidos na sede da empresa na Alemanha. Com a aprovação da Anvisa, serão em breve comercializados para laboratórios de todo o país. Mas segundo o diretor da empresa no Brasil, Gustavo Janaudis, existe uma grande possibilidade de mercado para que seja aberta uma fábrica no Estado de São Paulo.