O “Tombo da Polenta” é uma preparação muito realizada pelas comunidades italianas.
É onde cerca de uma tonelada de polenta é preparada numa panela gigante, que fica no fogo por mais de 5 horas e, estando pronta, é virada num imenso tabuleiro, mostrando que está no ponto certo para ser servida aos convidados.
O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume. São utilizados, em cada panela a ser virada, mais de 300 quilos de fubá.
E essa é uma das atrações que, pela primeira vez poderá ser visto na cidade, numa ação da Associação Italiana Vinhedense, em parceria com a Associação Italiana de Valinhos, e em conjunto às Paróquias São Sebastião, Sant’Ana, São Francisco e Nossa Senhora de Lourdes.
A expectativa é preparar uma panela para cada um dos principais dias da festa, sábados e domingos.
Para comportar o tacho, que ficará no Ristorante Spazio Italiano, um fogão de tijolos foi construído no Parque Municipal. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o tacho pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado das dançarinas do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado).