A partir deste sábado, 17, os vinhedenses que trafegarem pelo trevo de Valinhos, no anel viário Magalhães Teixeira, vão se deparar com um novo desvio. De acordo com a concessionária responsável, a Rota das Bandeiras, adequação no desvio é necessária para que seja dada continuidade aos trabalhos de contenção e construção de um muro de terra armada no local. Os trabalhos integram as obras de reformulação do trevo.
Atualmente, o tráfego no local opera com uma bifurcação da pista sentido Valinhos-Campinas da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-091). Ali, quem segue sentido Rodovia D. Pedro I (SP-065) utiliza uma nova alça recém-construída à direita enquanto quem tem Campinas como destino segue em faixa única à esquerda. Com a alteração, a partir deste sábado, todo o fluxo passa a ser direcionado para a nova alça à direita e a bifurcação ocorre cerca de 150 metros à frente. Ali, quem segue sentido Campinas passa a utilizar um novo acesso provisório recém-construído à esquerda (veja mapa anexo).
A previsão é que o novo desvio permaneça em operação até o início do segundo semestre quando, então, os motoristas que seguem sentido Valinhos-Campinas passarão a utilizar uma nova alça definitiva que será construída no trevo.
A alça de retorno da rotatória do trevo, fechada no último dia 10, permanece interditada. Esta alça fica no canteiro central do trevo e é usada por quem vem da Anhanguera e deseja seguir para Campinas e também por quem vem de Campinas e deseja seguir pelo anel viário sentido D. Pedro I. Com a mudança, o retorno deverá ser feito cerca de 1,5 km à frente, logo após a Santa Casa de Valinhos. O fechamento dessa alça é ininterrupto e permanente até o final das obras de remodelação do trevo, quando motoristas terão novas alças tanto para seguir para Campinas quanto para ir em direção à D. Pedro I.
Todo o trecho vai receber sinalização especial para orientar os motoristas. Em caso de dúvidas, o telefone gratuito da Concessionária está à disposição do usuário, 24 horas por dia: 0800-770-8070.
Reforma
A reformulação total do Trevo de Valinhos da SP-083 teve início em outubro de 2013 e está orçada em R$ 17,2 milhões. O dispositivo passará por mudanças profundas, com o objetivo de eliminar os conflitos de tráfego existentes no local, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.