Valinhos: 74% dos professores votam pelo retorno dos livros didáticos

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A maioria dos professores da rede municipal de ensino em Valinhos, 74%, votou pelo fim do uso do sistema de apostilado e o retorno dos livros didáticos fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Educação. A votação ocorreu na última sexta, 15, durante reunião com o secretário da Educação, Danilo Sorroce, diretores e especialistas da área, para elaboração do plano de metas da Educação para 2013 a 2016.

De acordo com o secretário, nada melhor do que os próprios professores, que utilizam as apostilas no dia-a-dia das salas de aula, para avaliarem se o sistema corresponde ou não às necessidades do ensino municipal. “A votação foi baseada em parâmetros técnicos que foram definidos pelos próprios professores”, explicou Sorroce.

Diante da posição dos professores da rede, o contrato com a empresa distribuidora das apostilas, a Editora Moderna, que venceu no último dia 17, não será renovado. “Isso representará uma economia aos cofres municipais, já que o Ministério da Educação fornece gratuitamente livros didáticos de ótima qualidade aos municípios”, disse Sorroce. O sistema foi introduzido na rede municipal em 2007 e nesses seis anos foram gastos com a compra das apostilas mais de R$ 9 milhões.

O secretário explicou que os recursos que deixarão de ser gastos com as apostilas serão aplicados em projetos que garantam maior eficiência ao sistema de educação do município, como cursos de capacitação para os profissionais da área e a inserção da rede municipal no contexto tecnológico.

Liberdade e autonomia

O professor de História, Gersio Pelegatti, da EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, do Jardim do Lago, está há nove anos na rede municipal de ensino, e votou pelo fim do uso do sistema apostilado, “para a possibilidade de liberdade e autonomia do professor em relação a escolha do livro didático”. Ele já trabalhou tanto com os livros didáticos do Ministério da Educação, como com o sistema apostilado.

“Os livros didáticos passam por uma avaliação técnica efetuada por especialistas. São vários títulos disponibilizados, o que dá aos professores a possibilidade de escolha dentro de seus próprios critérios. Já a adoção das apostilas não foi de forma democrática. O sistema foi implantado a partir de uma ação de um governo, sem consulta aos professores”, disse, ressaltando que essa diversidade de opções de material enriquece a educação sem interferir na unidade do conteúdo ofertado na rede, que é previsto no planejamento pedagógico anual.

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