O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) inaugurou nesta semana em Valinhos o Posto Avançado da Justiça do Trabalho. Uma solenidade reuniu o desembargador e presidente da 15ª Região do TRT, Flavio Allegretti de Campos Cooper, o prefeito Clayton Machado, o presidente da Câmara, Lorival Messias, o vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Valinhos, Gilson Baioni; além de secretários e diretores da Prefeitura e personalidades do Judiciário e advogados de Campinas, Valinhos, Vinhedo e outras cidades da região.
A juíza do Trabalho Carolina Popoff Ferreira da Costa, responsável pelo Posto Avançado de Valinhos, disse esperar que o serviço propicie rapidez e agilidade no atendimento à população.
“A vinda para Valinhos do Posto Avançado da Justiça do Trabalho era uma antiga reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Valinhos e que só se tornou realidade após o empenho e o esforço do governo municipal”, afirmou o presidente da 15ª Região do TRT, no encerramento da solenidade.
O Posto Avançado vai facilitar o acesso à Justiça, tanto para a população quanto para advogados, além de contribuir para desafogar os trabalhos nas Varas de Campinas. Com 188 metros quadrados, o prédio é dotado de secretaria, sala de audiências, gabinete de juiz e banheiros públicos adaptados a pessoas com deficiência, além de rampa de acesso.
Além de aproximar a Justiça do Trabalho da população, a instalação do Posto reduzirá a demanda do Fórum Trabalhista de Campinas, responsável pelo atendimento dos processos de Valinhos. De janeiro a setembro, as 12 varas do trabalho campineiras receberam 17.421 processos com origem na própria cidade e 311 em Jaguariúna, que completa a jurisdição. De Valinhos vieram 671, média de 74,5 por mês.