A Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos abrirá inscrições entre os dias 29 de abril e 17 de maio, para participação de interessados em um workshop gratuito que vai tratar sobre formatação e produção de projetos culturais.
O evento integra a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do projeto “Oficinas Culturais – Hilda Hilst”. A programação inicia no dia 18, um sábado, das 10h às 17h, no Centro Cultural “Vicente Musselli”.
O workshop será ministrado por Reginaldo Menegazzo, graduado em História pela PUC-Campinas e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos de teatro, dança, artes visuais, música e cinema. É diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais e educacionais.
Onde se inscrever
A ação é voltada a estudantes e profissionais das áreas culturais e artísticas, a partir de 18 anos. Serão oferecidas 30 vagas. A ficha de inscrição estará disponível no site da Prefeitura, no link da Secretaria da Cultura e Turismo, para impressão, ou no próprio Centro Cultural (Avenida Joaquim Alves Corrêa, 627 – bairro Santo Antonio – Valinhos), onde também deverá ser entregue no período estabelecido.
Segundo o secretário Wilson Ventura, o workshop tem o intuito de despertar ideias e colocá-las em prática. “A proposta visa uma abordagem teórica e prática em formatação de projetos culturais, sua produção e execução. As atividades possibilitarão o contato com editais vigentes no circuito nacional, estadual e municipal, visando contribuir para a elaboração de argumentos necessários à explanação dos projetos”, destaca.
Hilda Hilst
A Oficina Cultural Hilda Hilst começou suas atividades em 2005 com o objetivo de levar atividades de formação cultural às cidades das regiões Metropolitanas de Campinas, Bragantina e Circuito das Águas. A Oficina homenageia a poeta, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst.
Oferece em sua programação atividades gratuitas nas áreas de artes cênicas, cinema, fotografia, literatura, música. Além da programação realizada em sua sede, encaminha atividades culturais, por meio de parcerias firmadas com as Secretarias e Departamentos de Cultura, para ONGs e entidades assistenciais.
A Oficina realiza um trabalho de descentralização das atividades, encaminhando oficinas para os bairros mais afastados do centro da cidade, atingindo locais de pouca atividade de formação cultural.