Vendas em supermercados tiveram queda

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De acordo com divulgação da Associação Paulista de Supermercados, as vendas nos supermercados estão em queda. O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) no conceito de mesmas lojas teve queda de 4,19% em junho na comparação com maio.

Alguns motivos contribuíram para esta conclusão. Um deles inclui as manifestações populares, que desencorajaram a abertura dos estabelecimentos em determinados horários. Outro motivo é referente à expectativa de vendas durante os jogos da Copa das Confederações, que não foi cumprida. Outros fatores foram a inflação e a economia em ritmo desacelerado, que afetou a decisão de consumo das famílias.

As vendas nos supermercados paulistas apontam desaceleração em 2013 quando comparado ao mesmo período de 2012. Em junho do ano passado, o crescimento do setor contra junho de 2011 foi de 6,93%. E no acumulado do ano havia sido de 5,19 contra 0,74% neste primeiro semestre de 2013. Ou seja, muito aquém do esperado, fruto do desaquecimento da atividade econômica brasileira. Vale ressaltar que, mesmo com o crescimento nominal do setor, a inflação corroeu o faturamento do setor supermercadista neste primeiro semestre.

O Faturamento Nominal dos Supermercados do Estado em junho teve retração de 4,32% em relação a maio no conceito de mesmas lojas. Em relação a junho de 2012 houve alta de 12,86%. Já no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior a alta foi de 12,56%.

Os resultados verificados no primeiro semestre de 2013 estão diretamente relacionados ao comportamento das variáveis de emprego e renda que continuam contribuindo para o desempenho das vendas do setor supermercadista. No entanto, a inflação é um fator que afeta todo o comércio varejista, incluindo o setor supermercadista, que através da perda do poder de compra da população, verifica um crescimento no volume de vendas em ritmo mais moderado do que em períodos de inflação estável.

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