Vendas no comércio da RMC tiveram alta de 9% em maio

propaganda do Google Artigo Top

As vendas no comércio varejista cresceram 9,83% em maio na comparação com abril. Com relação ao mesmo mês do ano passado, também houve crescimento, porém, apenas de 1,2%. Os dados são da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

De acordo com análise da associação, as vendas ficaram aquecidas por conta do Dia das Mães, uma das melhores datas para este segmento, ficando atrás do Natal.

Apesar da adversa condição econômica por que passa o País, as vendas do “Dia das Mães” foram positivas em 2,89% na RMC, em relação ao Dia das Mães de 2014.  Em função desses resultados, o fechamento do mês de Maio ficou também positivo, mas com baixa taxa de expansão.

A maioria dos consumidores preferiu fazer compras à vista na comparação com o ano passado. Este tipo de compra teve um aumento de 18,86%, enquanto que as vendas a prazo caíram 9,49%.

As altas taxas de juros, da inflação, do câmbio e o PIB em queda, os consumidores se atêm a comprar à vista e o estritamente necessário, para evitar o endividamento.

Na avaliação da RMC, o faturamento acumulado de janeiro a maio foi de R$ 12.889,7 bi, uma queda de (-0,23%) com o faturamento de 2014, sendo que as quantidades das vendas ficaram (-1,96%) abaixo, no período.

Propaganda do Google Artigo Baixo