Vendas no varejo em junho ficam abaixo do previsto

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Em junho, as vendas no varejo da capital paulista registraram média de 12,9% ante maio e 0,75% em relação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro semestre, houve aumento médio de 2,35%. Dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo – ACSP.

“As vendas decepcionaram em junho. E, no semestre, o crescimento foi modesto, descontadas todas as volatilidades que marcaram o período, decorrentes dos feriados e datas-móveis”, disse o presidente da ACSP,  Rogério Amato. Separadamente, as vendas a prazo e à vista aumentaram 2,4% e 2,3% no semestre, respectivamente. “O resultado reflete os meses de altos e baixos para o comércio, o aumento dos juros para combater a inflação, a confiança do consumidor em patamar baixo e a menor segurança no emprego”, disse Amato.

Na comparação com maio, o Indicador de Movimento do Comércio a Prazo – IMC mostrou que as vendas a crédito caíram 7,8%, explicado pelo efeito-calendário: junho teve dois dias úteis a menos do que maio. Com ajuste pela média diária, o crescimento ficaria perto de zero. “Ou seja, de maio para junho, o consumidor não se animou para comprar televisores para a Copa. As vendas ficaram abaixo das expectativas do comércio e o ritmo foi o mesmo de maio”, comentou Amato.

Já as vendas à vista despencaram 18% ante maio, com dois dias úteis a menos. Feito o ajuste pela média diária, houve forte queda de 11%, explicada por alguns fatores:

1-efeito sazonal – em maio, o Dia das Mães puxou as vendas à vista, de presentes de uso pessoal

2-temperatura – a ausência de temperaturas baixas em junho desestimulou a vendas de roupas da moda outono-inverno, que inclusive já está em liquidação

3- Dia dos Namorados – vendas para a data também decepcionaram, prejudicadas pela abertura da Copa 

4-os consumidores não se animaram para adquirir produtos para a Copa, como roupas e adereços, o que pode se reverter caso o Brasil chegue às finais 

5-antecipação das férias escolares, reduzindo o fluxo de consumidores na capital 

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP. Os dados têm como base amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

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